quarta-feira, 29 de abril de 2009

CONCEITO DO PRECONCEITO

Algumas vezes gosto de recorrer aos dicionários antes de iniciar uma reflexão. Não quer dizer que na maioria dessas vezes eu não saiba o significado da palavra em questão, até porque geralmente isso acontece quando me deparo com palavras corriqueiras, dessas que usamos todos os dias. É que justamente por serem palavras que usamos no cotidiano, e que empregamos geralmente nas mesmas situações, perdemos o foco do significado completo dela.
A palavra do meu dia ontem foi : PRECONCEITO.

Segundo Houaiss:
Substantivo masculino.
1 qualquer opinião ou sentimento, quer favorável quer desfavorável, concebido sem exame crítico 1.1 idéia, opinião ou sentimento desfavorável formado a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão 2 atitude, sentimento ou parecer insensato, esp. de natureza hostil, assumido em conseqüência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância 3 conjunto de tais atitudes .

Quantas vezes você já não ouviu uma pessoa dizer que não tem preconceito algum?
Impossível! Somos humanos, seres que pensam e que cometem equívocos.
Muita gente minimizou o significado de preconceito aos casos de preconceito racial, social , de gênero, contra homossexuais e tantos outros que tem sido tema comum nas discussões em nossa sociedade.
É hora de recorrer ao dicionário e rever seus conceitos , agimos de forma preconceituosa quase todos os dias. Reclamamos quando somos julgados, mas esquecemos que sempre fazemos julgamentos banidos de qualquer tipo de conhecimento.
É um defeito intrínseco aos humanos, por isso difícil de deixar de existir.
Mas podemos fazer um exercício diário, para evitar as tantas injustiças que cometemos todos os dias.
Sempre que tiver oportunidade, opte em dar uma chance ao conhecimento, ao experimento. Depois sinta-se livre para julgar.
Para exemplificar, um vídeo que tem feito sucesso nas últimas semanas e desconsertado muito gente.
É de arrepiar e emocionar. Pense nisso!

http://www.youtube.com/watch?v=xRbYtxHayXo






3 comentários:

Zane disse...

Tal, vivemos na hipocrisia de achar que somos insentos do "mal" do preconceito, quando na verdade ele está presente em muitas das nossas atitudes. A palavra "preconceito" tem sido alvo de minhas observações, tenho tentado quebrar seu sentido todos os dias. Gostei do que escreveu, me indentifiquei com o tema.
Ah! o vídeo é perfeito, só prova o quão preconceituosos somos o tempo todo. Beijos

P.A. disse...

Caramba! Ha quanto tempo não passo por aqui!? Ta mais que de volta aos meus favoritos...

Sobre o preconceito... eh complicado. Como vc bem disse, somos humanos. Impossível nos livrarmos de toda a carga que a sociedade e nós mesmos nos atribuimos ao longo do tempo.

Julgamos o tempo todo, e baseado em estereótipos, em achismos, em ditames que a sociedade impõe e em pontos de vista que nós mesmos criamos. Mas o importante é ter conciência dessa nossa condição e seguir adiante, usando menos de conceitos pré-fabricados.

Ótimo texto!! Bjozzz!

tulio disse...

quem mais sofre com preconceito são as pessoas que não moram na orla!