quinta-feira, 19 de julho de 2007

BRASIL, ORGULHO OU VERGONHA?

Não sei lidar direito com minhas emoções e sentimentos, admito! E quem me conhece sabe bem disso.
Mas na última segunda-feira (16/07), essa tarefa tornou-se ainda mais difícil.
Cheguei de viagem às 5:00 da matina, descansei um pouco e fui trabalhar. Morta de sono voltei para casa querendo dormir mas ao chegar me deparei com as provas da natação no Pan. O Brasil estava muito bem e fiquei lá sozinha, na frente da Tv, torcendo, gritando, chorando e aplaudindo cada braçada!
Mais tarde fui para a academia, demorei duas horas fazendo o que geralmente leva apenas uma. Motivo? Eu e o instrutor não queríamos sair da frente da televisão, pois estavam acontecendo as provas individuais por aparelho da ginástica artística.
Vibrei e mais uma vez fui as lágrimas com o ouro de Jade e as outras medalhas.
Voltei para casa correndo para não perder nenhum detalhe da competição. Nossos ginastas ( meninas e meninos), nos encheram de medalhas e orgulho. Continuei emocionada por muito tempo, ouvindo nosso hino tocar enquanto nossa bandeira subia no ginásio na posição mais alta, por mais de uma vez!
Estava tão orgulhosa de ter nascido em um país cheio de gente esforçada , com garra e que deposita suas paixões naquilo que faz, que estava mostrando para o mundo inteiro que somos vitoriosos.
Mas logo depois que a Globo parou de transmitir as provas da ginástica ouvi aquela música assustadora do plantão! Votei para frente da Tv na mesma hora pensei: "Alguma maravilha aconteceu no Pan". Inocência pura.
Diante da Tv mais uma vez meus olhos derramavam lágrimas, não mais de alegria e orgulho. Eram lágrimas de tristeza, dor e decepção. Estavam transmitindo as primeiras imagens e informações do que mais tarde iria se revelar como a maior tragédia aérea já ocorrida no país, superando o acidente que aconteceu há dez meses com o avião da Gol.
Em questão de minutos o Brasil que reluzia ouro, prata e bronze se vestiu de negro e trocou a palavra ogulho, por vergonha.
O que está acontecendo com o nosso céu?
Onde estão os responsáveis?
Quando isso vai acabar?
Li hoje num site de notícias que as investigações podem durar dez meses... E até lá , será que inocentes continuarão morrendo por causa da irresponsabilidade alheia?
Hoje19 de julho de 2007, apenas dois dias após o acidente, enquanto os destroços ainda estão sendo retirados mais uma avião da TAM passou por um susto. Um Fokker 100, da mesma empresa envolvida na tragédia teve que arremeter o pouso no mesmo local, felizmente teve sucesso.
As condições de segurança no aeroporto de Congonhas são questionadas há muito tempo, o que eu não entendo é porque tudo continua do jeito que está. Nosso velhinho de 71 anos não pode continuar assim.
Nunca vou esquecer o misto de emoções tão distintas que tive naquela segunda-feira. Minhas alegrias abafadas pelo horror do acidente. O dia de glória do nosso Brasil transformado em dia de luto. Não consegui lidar com esses sentimentos, não consegui entender, não dormi!

2 comentários:

Mi do Carmo disse...

Mas eu te amo.

Anônimo disse...

Brasileiro, povo filho da puta, cambada de invejosos e preconceituosos com complexo de inferioridade.
Governo corrupto, povo tão burro que se acha esperto.
Quando é que vão acordar para a realidade e ver que estão no fundo do poço?
O brasileiro é conhecido hoje no mundo TODO como pessoas não confiáveis. É só putas, traficantes, analfabetos e trapaceiros.