terça-feira, 18 de setembro de 2007

O CARTEIRO E O POETA - POESIA A FLOR DA PELE


A construção de uma inusitada amizade, a busca pelo amor e pela aceitação e a poesia. Esses são os principais temas do filme O carteiro e o poeta , do diretor Michael Radford.
O filme é de 1994, mas acho que nunca é tarde para se assistir essas preciosidades, e fiz isso hoje.
A história se passa numa ilha da costa italiana, onde o poeta chileno Pablo Neruda viveu por um tempo no período em que esteve exilado do seu país por ser comunista e mostra como nasceu a amizade entre um simples carteiro que entregava as cartas para Neruda e o grande poeta.
Mario Ruoppolo, o carteiro filho de pesacadores, encontra no poeta um amigo e conselheiro que lhe apresenta o mágico mundo da poesia, ensinando-lhe como fazer metáforas ao mesmo passo que o ajuda a conquistar a bela Beatrice, que despertou os sentimentos mais puros e ingênuos do seu coração.
Durante as conversas entre os dois ,Pablo Neruda o " grande poeta do amor"influencia o humilde amigo a refletir para as questões a respeito da luta contra as opressões e busca da igualdade entre os cidadãos. E são justamente questões políticas que cuidam do desfecho da história e de uma das cenas mais emocionentes do filme.
A fotografia do filme, e a trilha sonora são pontos de destaque do filme devido a sua excelência, que não destoam da maravilhosa atuação de Massimo Troisi, que interpreta o carteiro.
Uma injeção de poesia. Poesia que acabamos deixando perdida na correria do dia-a-dia, mas que sempre está ali, a nossa volta, no lugar onde vivemos, nas pessoas que conhecemos e dentro de nós mesmos. Emoção garantida!
Para quem me conhece fica fácil saber como o filme é maravilhoso ...
Solucei de tanto chorar durante o filme e depois que acabou ainda fiquei meia hora chorando. Sem falar na vontade louca de largar tudo e viver de escrever poesia sentada na beira do mar.
Um ótimo filme para qualquer hora, até numa manhã de terça -feira no final do inverno!

5 comentários:

Mi do Carmo disse...

Não vi, não posso comentar. Que pena. Mas apesar disso, ainda te amo!

Shirley de Queiroz disse...

Oi amiga... Também não vi o filme. Mas já ouvi falar que é realmente lindo. Um beijão e obrigada pelo recado lá no meu blog! Tô muito feliz e quero que todo mundo fique também comigo... rssss

Felipe Augusto (sMOKe) disse...

mt bom seu blog tambem,
continue assim....

Bjus...

www.jornalpublicitario.cjb.net

t espero. =*

Anônimo disse...

Prezada tenhouqe lhe dizer oo quanto de representativo está neste filme a fala de Pablo, no bar da esquina com a perna quebrada e tomando uma cerveja, ele batia os olhos a dormir quando cheguei e perguntei se poderia tirar a camisa para o garçom, ele me dizendo que não, fui convidado a centa com o oficial do exercito mineiro, que trabalha como consultor de segurança. Ele convidou-me para sentar em sua mesa quando por derepente esplanou as cinco perguntas sobre segurança da família, quando me dize são elas "se roubarem quem é que paga", dentre outras. Ele se apresentara como Pablo quendo lembrei de O carteiro e o poeta.

Anônimo disse...

Oss esse filme é muitoo bomm'PERFEITO