quarta-feira, 27 de junho de 2007

COTAS E PRECONCEITO : UMA FORTE AMIZADE


Brasil. Um país conhecido pela diversidade cultural e racial. Lugar errado para definir e afirmar quem é ou não negro. Temos o corpo, a cara, a pele e o sangue marcados pela miscigenação. Somos descendentes de negros, brancos, índios, amarelos. Somos um só povo, dividido pelo preconceito.

Um fato que ocorreu ontem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul , me fez voltar a refletir sobre as cotas raciais. Nos arredores da universidade foram pixadas frases com teor racista. Provavelmente, "arte" de alguns estudandes da própria instituição.

Algo completamente contraditório, já que as frases , com palavras violentas dizem que lugar de negro não é na universidade.Um verdadeiro absurdo.

Mas será que o lugar adequado para criminosos é uma sala de aula de ensino superior?

É, porque quem fez uma coisa dessas só pode ser criminoso.

Ninguém é obrigado a concordar com esse sistema de cotas, mas racismo é crime!

Não concordo com introdução de cotas nas universidades, acho completamete furada a justificativa que se dá : reparar a exclusão e o preconceitos que os negros sofrem desde o tempo da escravidão.As cotas fazem parte de uma política de inclusão urgente dos negros, as chamadas ações afirmativas.

O que se vê na prática é a consolidação do preconceito. As cotas soam como aplausos para o racismo.

Quer dizer então que negros ou pardos não tem a capacidade de concorrer numa prova de vestibular com pessoas de outras cores? São inferiores?

De modo algum! Bato sempre na tecla SOMOS TODOS IGUAIS.

Aí se entra numa nova discussão : Cotas para estudantes de escolas públicas.

Outro erro. Se o ensino de base é de péssima qualidade, não adianta remediar com as cotas. Essa acaba se tornando mais uma maneira de tirar das mãos do governo a responsabilidade de uma ensino de qualidade. Onde está a educação nesse país?

Deve estar escondida em algum lugar. Jogada por aí enquanto as pessoas apontam para um e outro e determinam a que raça eles pertencem. Esquecendo que a nossa raça, é uma só :a raça brasileira!

Mas enquanto as injustiças ocorrem, vou ficando por aqui indignada, nesse lugar onde tudo pode acontecer... Até gêmeos idênticos podem ser considerados de raças diferentes...






2 comentários:

Mi do Carmo disse...

ASSINO EMBAIXO.

Anônimo disse...

Bebes gemeos só podem ser considerados de raças diferentes quando não sao univitelinos, ou seja, quando eles não são identicos. Bebes identicos são gerados igualmente sendo "clones" um do outro, sendo assim impossivel eles terem raças diferentes